Tudo aquilo que você está sofrendo, sentindo dor, mágoa, tristeza, frustração… é porque você não foi buscar informação sobre esse assunto ainda.

Fazendo uma analogia, é como comprar um brinquedo para uma criança e ela fica tentando usar, mexer… não consegue fazer funcionar, aí ela chora, grita, se frustra. Por que? Porque não leu o manual de instruções daquele brinquedo em específico. Não sabe como monta, como joga, como liga… Até que alguém com mais experiência lê as instruções e a ensina como usar. Pronto, acabou o sofrimento e a reclamação. Agora ela sabe lidar com aquilo que ela chamava de problema, se sente feliz e confiante para brincar.

É isso que fazemos com diversas situações do nosso dia a dia. Não sabemos como resolver um conflito, uma fechada no trânsito, uma demissão, a perda de um ente querido, a inveja do colega, a falta de dinheiro… pois simplesmente não temos tal informação ou esclarecimento. E isso se encontra aonde? Nos livros, cursos, palestras… Isso não é culpa sua ou dos seus pais que não te ensinaram ou mostraram o caminho. É provável que seus pais não sabiam, nem a escola nos ensina a lidar com as questões emocionais do dia a dia. Somente, depois de adulto, quem vai atrás e se torna um buscador da verdade, encontrará as respostas que precisa para desfrutar de uma vida plena, saudável e próspera.

Paula Teshima